Galera aki vai um tutorial de 2 partes para ajudar a vcs nos comandos!
Termos usados e suas abreviações nos mapas
afk = away from keyboard (significa que a pessoa está fora, não está no teclado, está jogando mas não está controlando o seu personagem ou seu exército no jogo)
bb = bye bye (adeus)
bbl = be back later (volto logo)
brb = be right back (estou de volta)
bs = bullshit OR backstab (emboscada)
buff = melhorar algo (uma habilidade, stats, itens etc)
dw = dont worry (não se preocupe)
gj = good job (bom trabalho)
gl hf = good luck, have fun (boa sorte, divirta-se)
gw = good work (bom trabalho, idem good job)
imba = imbalanced (não balanceado)
lo = hello (olá)
lol = laughing out loud (gargalhando bem auto)
nerf = piorar algo (uma habilidade, stats, itens etc)
nm = nvm = never mind (deixa pra lá, esqueça)
ppl = people (pessoas)
Abreviações de Dota
b = back = retreat (bater em retirada, fugir)
bkb = black king bar (não sei o que significa, não achei nada que pudesse substituir essa expressão)
dd = doubledamage (dano duplo)
dmg = damage (dano)
dota = defence of the ancients (defesa dos anciãos)
eos = eye of skadi (olho de skadi)
fend = defend (defender)
gg = good game (bom jogo)
ks = killsteal (quando alguém rouba sua kill, exemplo, você atacou o hero o tempo todo aí vem um feliz do seu time e dá a ultima porrada e fica com a kill pra ele.)
mkb = monkey king bar
pub = pubbie = public = public game (jogo público, qualquer pessoa pode jogar)
rax = barracks, if yours is destroyed the opposing team’s creeps get stronger (barraca, se a sua é destruida os creeps do seu time adversário ficam mais fortes)
regen = regeneration (regeneração)
rmk = remake (reiniciar um jogo, sair de um jogo e começar outro)
ror = ring of regenation (anel de regeneração, um dos itens)
roh = ring of health (anel da saúde, um dos itens do jogo)
ulti = a hero’s ultimate spell (ultimate do heroe, sua magia mais forte)
crit = critical (critical, o mais crítico)
HP = hit points (pontos de vida do personagem ou creep)
MP = mana points (pontos de mana do personagem ou creep)
noob = someone relatively new to the game (jogador novo, que está aprendendo a jogar)
XP = Experience (experiência, pontos de experiencia)
Hero/Item nicknames e abreviações
clinkz = Bone Clinkz, the BoneFletcher
sheepstick = Guinsoo’s Scythe of Vyse
sk = Sand King, Soul Keeper, Skeleton King
sniper = Kardel Sharpeye, the Dwarven Sniper
blink dagger = Dagger of Escape
Termos relacionados a Dota
Backdooring
Acontece quando um inimigo ataca sua torre/construções sem a ajuda de seus creeps ao redor, até mesmo quando uma onda, isto é, uma leva de soldados estão alcançando a torre ou prédio vindo atrás de você.
Blink
Habilidade de se teleportar em curta distância (Blink)
Buff
Magia ou item que concede benefícios ao herói. Exemplo: Magnus tem o poder empowering que aumenta consideravelmente o dano, ele pode “buffar” a si mesmo, seus aliados e creeps.
Burn
Comumente associado com heróis que possue habilidades de “queima” ou destruição de magias. Ex.: “Queime o mana do heroe deles” - “Burn their hero mana”. Análogo a magia mana burn do Demon Hunter.
Cannon Fodder
Uma morte grátis, uma pessoa que suicida seu heroe
Channeling
Toda magia onde o heroe necessitar ficar parado e é criado um canal entre ele e o alvo (um canal de magia). Ao se mexer, a magia para de funcionar. Ex: Ultimate da cristal, ultimate do witch doctor.
Disable
Magias ou habilidade de item que “inutilizam” o adversário por uma quantidade x de segundos, previnem de atacar, correr, solta magias, etc.
Farm
Atividade de adquirir ouro atacando os creeps. Farming também quer dizer adquirir ouro.
Feed
Dar itens aos aliados consequentemente auxiliando-os. Também significa morrer na mão do inimigo garantindo ouro e experiência tornando-o mais forte como consequência
Feeder
Um aliado que morre repetidamente concedendo ouro e experiência a seus oponentes tornando-os mais fortes como consequência.
Gang/Trap
O processo de agrupamento para fazer ciladas ou matar heróies, o mesmo que “estupro” ou gangbang.
Inhouse
Um jogo em que os jogadores que fazem parte são de um canal específico/clã específico.
Instant ability
Habilidades que tomam efeito tão logo são pressionadas a hotkey ou o botão de habilidade. Alguns habilidades de “instante”precisam de um alvo primeiro ou ter atrasos mas não pode ser canceladas quando o herói está atordoado.
Killsteal
Roubar uma morte de seus aliados desferindo o último golpe para matar o herói inimigo/torre/creeps/spawns, por isso “roubando” também o score e o ouro.
Leech
Permanecendo a uma distância segura dos ataques e ganhando experiência sem combate.
Melee Dance
O heroe melee situa-se atrás das levas de soldados e apenas espera que os creeps inimigos fiquem com poucos hit points para finalizá-los conseguindo assim ouro e experiência de uma maneira fácil.
Nerf
Piorar algo (habilidade, stats, itens, etc.)
Nuke
Habilidades/magias que requerem um alvo que é usado para machucar um herói. Quando alguém manda você nukar é pra que você use magias de dano.
Owning
Aniquilando heróis inimigos repetidamente
Pool
Doando itens para os companheiros por consequência melhorando-os
Passive
Essa habilidade está sempre ativa e não consome mana. Sobre esta categoria situa-se as auras. As aura afetam não apenas o herói mas também outros heróis e até mesmo os creeps, minions e unidades somadas.
Push
Concentrando ou destruindo torres em uma lane (corredor) específica e geralmente sitiando-a.
Roshan
O creep neutro mais forte no mapa, perto da primeira torre no lado dos Scourge. Todos os jogadores de um time recebem +800 de ouro se o último golpe é desferido por um jogador no seu time. Em versões mais novas de Dota, Roshan tem um aegis of the immortal, escudo que evita sua morte.
Silence
“Silenciar” um herói impedindo que ele solte magias
Team sell
Estratégia controversa que negocia os itens dos “quiters” (pessoas que saem do jogom). Todos os itens do herói da pessoa que saiu são vendidos pela metade do preço e todos do time recebem uma parte igual de dinheiro. Na realidade o time sai perdendo porque apenas metade do dinheiro investido é recuperado. A melhor saída é redistribuir os itens com os outros heróis levando em consideração suas habilidades.
Tower-hugging
Quando o heróis com poucos hit points permanece próximo a sua torre pois tem medo que seu herói seja morto distante de sua lane (distante de seu corredor)
Fim parte um
Termos usados e suas abreviações nos mapas
afk = away from keyboard (significa que a pessoa está fora, não está no teclado, está jogando mas não está controlando o seu personagem ou seu exército no jogo)
bb = bye bye (adeus)
bbl = be back later (volto logo)
brb = be right back (estou de volta)
bs = bullshit OR backstab (emboscada)
buff = melhorar algo (uma habilidade, stats, itens etc)
dw = dont worry (não se preocupe)
gj = good job (bom trabalho)
gl hf = good luck, have fun (boa sorte, divirta-se)
gw = good work (bom trabalho, idem good job)
imba = imbalanced (não balanceado)
lo = hello (olá)
lol = laughing out loud (gargalhando bem auto)
nerf = piorar algo (uma habilidade, stats, itens etc)
nm = nvm = never mind (deixa pra lá, esqueça)
ppl = people (pessoas)
Abreviações de Dota
b = back = retreat (bater em retirada, fugir)
bkb = black king bar (não sei o que significa, não achei nada que pudesse substituir essa expressão)
dd = doubledamage (dano duplo)
dmg = damage (dano)
dota = defence of the ancients (defesa dos anciãos)
eos = eye of skadi (olho de skadi)
fend = defend (defender)
gg = good game (bom jogo)
ks = killsteal (quando alguém rouba sua kill, exemplo, você atacou o hero o tempo todo aí vem um feliz do seu time e dá a ultima porrada e fica com a kill pra ele.)
mkb = monkey king bar
pub = pubbie = public = public game (jogo público, qualquer pessoa pode jogar)
rax = barracks, if yours is destroyed the opposing team’s creeps get stronger (barraca, se a sua é destruida os creeps do seu time adversário ficam mais fortes)
regen = regeneration (regeneração)
rmk = remake (reiniciar um jogo, sair de um jogo e começar outro)
ror = ring of regenation (anel de regeneração, um dos itens)
roh = ring of health (anel da saúde, um dos itens do jogo)
ulti = a hero’s ultimate spell (ultimate do heroe, sua magia mais forte)
crit = critical (critical, o mais crítico)
HP = hit points (pontos de vida do personagem ou creep)
MP = mana points (pontos de mana do personagem ou creep)
noob = someone relatively new to the game (jogador novo, que está aprendendo a jogar)
XP = Experience (experiência, pontos de experiencia)
Hero/Item nicknames e abreviações
clinkz = Bone Clinkz, the BoneFletcher
sheepstick = Guinsoo’s Scythe of Vyse
sk = Sand King, Soul Keeper, Skeleton King
sniper = Kardel Sharpeye, the Dwarven Sniper
blink dagger = Dagger of Escape
Termos relacionados a Dota
Backdooring
Acontece quando um inimigo ataca sua torre/construções sem a ajuda de seus creeps ao redor, até mesmo quando uma onda, isto é, uma leva de soldados estão alcançando a torre ou prédio vindo atrás de você.
Blink
Habilidade de se teleportar em curta distância (Blink)
Buff
Magia ou item que concede benefícios ao herói. Exemplo: Magnus tem o poder empowering que aumenta consideravelmente o dano, ele pode “buffar” a si mesmo, seus aliados e creeps.
Burn
Comumente associado com heróis que possue habilidades de “queima” ou destruição de magias. Ex.: “Queime o mana do heroe deles” - “Burn their hero mana”. Análogo a magia mana burn do Demon Hunter.
Cannon Fodder
Uma morte grátis, uma pessoa que suicida seu heroe
Channeling
Toda magia onde o heroe necessitar ficar parado e é criado um canal entre ele e o alvo (um canal de magia). Ao se mexer, a magia para de funcionar. Ex: Ultimate da cristal, ultimate do witch doctor.
Disable
Magias ou habilidade de item que “inutilizam” o adversário por uma quantidade x de segundos, previnem de atacar, correr, solta magias, etc.
Farm
Atividade de adquirir ouro atacando os creeps. Farming também quer dizer adquirir ouro.
Feed
Dar itens aos aliados consequentemente auxiliando-os. Também significa morrer na mão do inimigo garantindo ouro e experiência tornando-o mais forte como consequência
Feeder
Um aliado que morre repetidamente concedendo ouro e experiência a seus oponentes tornando-os mais fortes como consequência.
Gang/Trap
O processo de agrupamento para fazer ciladas ou matar heróies, o mesmo que “estupro” ou gangbang.
Inhouse
Um jogo em que os jogadores que fazem parte são de um canal específico/clã específico.
Instant ability
Habilidades que tomam efeito tão logo são pressionadas a hotkey ou o botão de habilidade. Alguns habilidades de “instante”precisam de um alvo primeiro ou ter atrasos mas não pode ser canceladas quando o herói está atordoado.
Killsteal
Roubar uma morte de seus aliados desferindo o último golpe para matar o herói inimigo/torre/creeps/spawns, por isso “roubando” também o score e o ouro.
Leech
Permanecendo a uma distância segura dos ataques e ganhando experiência sem combate.
Melee Dance
O heroe melee situa-se atrás das levas de soldados e apenas espera que os creeps inimigos fiquem com poucos hit points para finalizá-los conseguindo assim ouro e experiência de uma maneira fácil.
Nerf
Piorar algo (habilidade, stats, itens, etc.)
Nuke
Habilidades/magias que requerem um alvo que é usado para machucar um herói. Quando alguém manda você nukar é pra que você use magias de dano.
Owning
Aniquilando heróis inimigos repetidamente
Pool
Doando itens para os companheiros por consequência melhorando-os
Passive
Essa habilidade está sempre ativa e não consome mana. Sobre esta categoria situa-se as auras. As aura afetam não apenas o herói mas também outros heróis e até mesmo os creeps, minions e unidades somadas.
Push
Concentrando ou destruindo torres em uma lane (corredor) específica e geralmente sitiando-a.
Roshan
O creep neutro mais forte no mapa, perto da primeira torre no lado dos Scourge. Todos os jogadores de um time recebem +800 de ouro se o último golpe é desferido por um jogador no seu time. Em versões mais novas de Dota, Roshan tem um aegis of the immortal, escudo que evita sua morte.
Silence
“Silenciar” um herói impedindo que ele solte magias
Team sell
Estratégia controversa que negocia os itens dos “quiters” (pessoas que saem do jogom). Todos os itens do herói da pessoa que saiu são vendidos pela metade do preço e todos do time recebem uma parte igual de dinheiro. Na realidade o time sai perdendo porque apenas metade do dinheiro investido é recuperado. A melhor saída é redistribuir os itens com os outros heróis levando em consideração suas habilidades.
Tower-hugging
Quando o heróis com poucos hit points permanece próximo a sua torre pois tem medo que seu herói seja morto distante de sua lane (distante de seu corredor)
Fim parte um